Exames e Procedimentos

Conheça os exames e procedimentos disponíveis no Apura

Anatomopatológico

Biópsias;
Peças cirúrgicas;
Curetagens, abortos, anexos fetais;

Exame realizado através da análise histopatológica de material obtido por procedimentos endoscópicos e cirúrgicos (simples ou complexos), que vão desde biópsias até ressecção parcial ou total órgãos.

Citopatologia

Citologia ginecológica
Citologia especial

Avaliação de características celulares com o objetivo de identificar processos inflamatórios, infecciosos e/ou neoplásicos em esfregaços e sedimentos colpocitológico/cervicovaginal e de líquidos especial (não ginecológicos) como urina, pleural, pericárdico, peritônio, líquor, dentre outros, realizados pela metodologia convencional ou em meio líquido.

Exames Peroperatórios

Exame por congelação

O exame peroperatório (exame por congelação) é um procedimento para avaliação, durante o ato cirúrgico, sobre a benignidade ou malignidade de lesões, avaliação de margens cirúrgicas na retirada de neoplasias, avaliação de metástases e/ou avaliação de satisfatoriedade de representação de lesões em biópsias, definindo, em tempo real e com mais segurança, conduta cirúrgicas mais adequadas para o tratamento do paciente.

PAAF

Punção aspirativa por agulha fina

O exame de punção aspirativa por agulha fina é um procedimento ambulatorial simples, rápido e seguro, realizado através do uso de uma agulha fina, sem a necessidade de anestesia ou qualquer preparo prévio na maioria dos casos, cujo objetivo é a obtenção de amostras celulares de tecidos e líquidos a partir de lesões sólidas e/ou císticas.

Autópsias

Procedimento médico que tem por finalidade evidenciar a causa da morte.

Autópsia é um procedimento médico que tem por finalidade evidenciar a causa da morte.

Realizamos este exame buscando encontrar o momento e a causa do óbito.

icon_histoquimico

Estudo Imuno-Histoquímico

Técnica complementar ao exame morfológico

É uma técnica complementar ao exame morfológico (baseada em microscopia) que permite visualizar componentes teciduais (antígenos) através do uso de anticorpos específicos que podem ser vistos pela coloração observado ao microscópio.

Por isso a imuno-histoquímica tem grande versatilidade, sendo amplamente utilizada como importante ferramenta em pesquisa, saúde e patologia com finalidades diagnósticas ou para estratificar pacientes para tratamentos otimizados.

Patologia Molecular

Conjunto de técnicas moleculares que têm como objetivo identificar  alterações no DNA.

A Patologia molecular corresponde a um conjunto de técnicas moleculares que têm como objetivo identificar  alterações no DNA  que possam auxiliar na classificação e na terapia alvo das doenças. O diagnóstico molecular desenvolve-se para fornecer testes genéticos de diagnóstico, prognóstico e terapêutica avançados. As técnicas relacionadas a Patologia Molecular são Hibridização in situ por fluorescência, PCR em tempo real (qPCR), sequenciamento de nova geração (NGS)

Imunofluorescência

Exame realizado em material não fixado de biópsias

É um exame realizado em material não fixado de biópsias (em geral pele e rim), imersas em meio de transporte apropriado (MEIO DE MICHEL), cuja técnica consiste na visualização de antígenos (proteínas) nos tecidos utilizando corantes fluorescentes, que absorvem luz e a emitem num determinado comprimento de onda.

Quando o corante está ligado ao anticorpo, os locais de reação antígeno-anticorpo são observados com facilidade.